Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

11 PASSOS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ:

1. USE A REGRA DOS 12 COMPORTAMENTOS

Para que você comece a se sentir feliz e satisfeito é necessário realizar certas mudanças na sua vida. De acordo com o livro “The How of Happiness”, de Sonja Lyubomirsky, a felicidade pode ser alcançada por meio da prática de 12 comportamentos simples, que são expressar gratidão, cultivar o otimismo, evitar pensar demais sobre um problema, evitar comparações sociais, praticar atos de gentileza, nutrir relacionamentos sociais, desenvolver estratégias de cooperação, aprender a perdoar, aumentar as experiências, focar no presente, saborear as alegrias da vida, se comprometer com os seus objetivos, praticar a religião e a espiritualidade e cuidar do seu corpo.

 2. REVEJA OS SEUS VALORES

Existem dois tipos de valores os intrínsecos e os externos. Os valores intrínsecos incluem autoaperfeiçoamento, ajudar os outros e fazer do mundo um lugar melhor. Já os valores externos incluem riqueza, realizações materiais, aparência física, influência social, etc. Para ter uma vida mais feliz é fundamental rever quais são os valores que você ainda defende. Descubra com o que você pretende se comprometer e procure aplicar esses comportamentos na sua rotina.

 3. INVISTA NOS RELACIONAMENTOS

Qualquer tipo de relacionamento tem o poder de contribuir para a sua felicidade, desde que você saiba a maneira certa de lidar com ele. Procure passar mais tempo com as pessoas capazes de fazer você feliz, sejam elas familiares, amigos, namorados e namoradas, esposas e esposos. Passar um tempo com essas pessoas dá significado à sua vida e mostra como você é amado.

 4. APRENDA A GOSTAR DA SUA COMPANHIA

Embora passar um tempo com quem amamos seja fundamental, você também precisa se sentir a vontade consigo mesmo. A correria do dia-a-dia acaba atrapalhando os relacionamentos próximos e cada vez mais precisamos passar mais tempo sozinhos. Então, por que não aproveitar a nossa companhia? Faça coisas que você gosta, cozinhe, leia um bom livro e assista a um filme. Aprenda que não é necessário estar acompanhado para se divertir.

 5. TRABALHE PARA VIVER

O conceito de “trabalhar para viver” cada vez mais se confunde com o conceito de “viver para trabalhar”. É fundamental que você saiba diferenciar um do outro. Claro que você deve amar o seu trabalho e se sentir feliz por realizá-lo, mas não deixe que isso tome conta da sua vida e se torne o foco principal dela. Tenha em mente que o trabalho é um facilitador para que você realize os seus sonhos, dessa maneira você não acabará sufocado pela profissão.

6. SAIBA LIDAR COM AS ADVERSIDADES

Você pode ser o melhor planejador de todos os tempos, mas nem isso dá a você a garantia de que as coisas vão acontecer conforme você espera. Esses imprevistos são os principais responsáveis pelo mau-humor, pelo descontentamento e até mesmo pela maneira como você trata os outros. Por isso, você deve aprender a lidar com as adversidades sem perder a calma.

7. VIVA DE FORMA ATIVA

Talvez você acredite que faz isso, mas reveja os comportamentos que você tem vivido ultimamente. A quantidade de coisas para fazer acaba nos colocando em “piloto automático” e, dessa maneira, você acaba fazendo as coisas simplesmente por fazer, sem se dar conta de que elas podem fazer bem ou mal a você. Procure sair desse modo e viva de forma ativa fazendo as coisas com consciência e lidando com as consequencias dos seus atos.

8. REVEJA SUAS AMIZADES

Quando somos jovens acreditamos que temos milhares de amigos, que podemos contar com todos eles nos momentos complicados e coisas parecidas. Entretanto, com o passar do tempo a teoria se mostra errada. Para evitar decepções e problemas futuros pare por um momento e reveja as suas amizades. Pense em quem você gostaria de levar para o resto da vida e dedique-se para que eles saibam disso. É claro que você não precisa cortar relações com colegas menos próximos, mas saber em quem você pode confiar faz com que você se sinta mais realizado.

9. BUSQUE NOVOS INTERESSES

Talvez o principal motivo para a sua infelicidade é a rotina. É comum nos cansarmos daquilo que realizamos todo dia, portanto, nunca deixe de buscar novos interesses. Descubra novos hobbies, lugares para frequentar e pessoas para conhecer. Envolva-se com novas atividades, por que não procurar um curso diferente do que você já está acostumado a fazer Isso pode mostrar novos horizontes para você.

10. MANTENHA O EQUILÍBRIO

Algumas áreas da vida sempre exigem mais cuidado e atenção do que outras. É necessário que, na medida do possível, você mantenha o equilíbrio entre elas. Se dedicar demais ao lado profissional, por exemplo, vai fazer com que você se descuide do seu relacionamento. Olhar demais para o seu parceiro, em compensação, pode dificultar as coisas com a sua família. O ideal é que você seja capaz de unir todas as áreas importantes da sua vida. Dessa maneira, você consegue manter o controle sobre tudo sem se sentir esgotado por ter de agradar chefes, amigos e familiares de maneiras diferentes.

 11.CUIDE DA SUA SAÚDE

Pode ser difícil encontrar um tempo para se dedicar à saúde, mas é preciso ter a consciência de que uma mente sã não faz nada sem um corpo saudável. Visite um médico regularmente, mantenha hábitos saudáveis, coma bem e exercite o seu corpo. A prática de exercícios físicos libera uma série de hormônios responsáveis pela felicidade, talvez isso sirva como incentivo.

Nenhum comentário:

 

Free Website Counters
Marco Aurelio Visitas